terça-feira, 15 de novembro de 2011

O que é uma placa de rede?


Uma placa de rede é um dispositivo de hardware amplamente utilizado e muito necessário para a utilização de uma rede comum num computador.

É através dela que computadores podem conversar entre si.

Também é responsável para controlar de todo envio e recebimento de dados através da rede.



Atualmente, existe uma série de placas de rede diferentes, cada qual para uma função específica, sendo que há, inclusive, tipos especiais de placas de rede para notebooks e laptops.

Qual a função de uma placa de rede?



Como foi dito anteriormente, a placa de rede tem a função de fazer com que um computador possa acessar uma rede de dados comum.


Compartilhar informações com outros computadores por meio dessa rede local.
As placas de rede também são as responsáveis por tornar possível que um computador acesse a internet.

Como escolho uma placa de rede?


A principal diferença entre os diversos tipos de placa de rede que realmente deve ser levada em consideração por quem deseja comprar uma é a sua velocidade de transmissão de dados.

Placas de rede com menor velocidade de transmissão de dados são menos recomendadas para quem pretende utilizar esse dispositivo para entrar na internet, por exemplo.
Porém, placas de rede com alta velocidade de transmissão de dados podem ser, desnecessariamente rápidas para a criação de uma rede local.

É possível que a instalação da placa de rede seja realizada por mim?

Sim. Instalar uma placa de rede é um procedimento relativamente simples para quem já tem algum conhecimento técnico nessa área, e não costuma demorar muito para ser realizado.


Todos aqueles que não possuírem maiores conhecimentos de informática, porém, deverão procurar a ajuda de um profissional qualificado para fazer essa instalação com maior segurança.
É sempre importante lembrar que uma tentativa de mexer dentro do computador sem ter o conhecimento do que se está fazendo pode ser perigoso para quem o faz, além de poder causar danos gravíssimos ao equipamento.

O que é importante saber ao comprar uma placa de rede?

Cada tipo de placa de rede carrega consigo algumas especificações de uso especiais, que devem ser seguidas para se ter certeza do uso correto e do melhor funcionamento possível desse hardware.

Um aspecto importante a ser levado em consideração ao comprar uma placa de rede, é o tipo de cabo exigido para seu uso.

É muito importante prestar bastante atenção a esse quesito, afinal o cabo utilizado deve ser adequado ao tipo de placa de rede e, principalmente, à sua velocidade.

Do contrário podem ocorrer sérios problemas em se conseguir utilizar a rede à qual se pretende conectar corretamente.

Para se ter certeza de qual cabo usar, é importante procurar informações junto ao fabricante ou ao vendedor do produto.